JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA, nasceu na cidade de Marmanguape-PB, nascido a 15 de fevereiro de 1874, filho de Manoel Fernandes de Oliveira e Maria Adelina de Carvalho. Casou-se em primeiras núpcias com Laura Rodrigues Ferreira, filha de Joaquim Rodrigues Ferreira e Ricardina Rodrigues Cavalcante, no dia 5 de setembro de 1903, na cidade de Macau-RN, e, em segundo casamento, com Verônica de Araújo Fernandes, filha de Manoel José Fernandes e Maria Rosalina de Araújo, no dia 10 de setembro de 1927. Teve sete filhos do primeiro matrimônio: Olívia Fernandes de Miranda, Alcindo Fernandes de Oliveira, Epitácio Fernandes de Oliveira, Safira Fernandes de Oliveira, Iracema Fernandes de Queiroz, Stela Rodrigues Fernandes, Geraldo Fernandes de Oliveira e, do segundo matrimônio, Aparício Fernandes de Oliveira e Maurício Fernandes de Oliveira.
Chegou a Macau no dia 10 de março de 1902, como comerciante ambulante, trazendo farinha de mandioca para vender, por via marítima. Depois se estabeleceu e definitivamente com Armazém de Estivas e Cereais. Progrediu e, devido ao seu conceito e honestidade, chegou a ser Agente do Rio Grande do Norte e do Banco do Brasil S.A. – Agência de Natal -, por oferecimento que ambos os estabelecimentos lhe fizeram. Também foi correspondente do Banco do Povo, de Recife. Ainda agenciou navios de cabotagem da Empresa J. Adonias & Cia., que explorou, por muito tempo, o serviço de cabotagem que fazia a linha do Pará com navios Cururupu e Turiassu. Aceitou, por oferecimento, e exerceu por muitos anos, as Agências da Texaco e Syandard Oli Company.
Em novembro0 de 1933 foi nomeado prefeito de Macau, pelo interventor Dr. Mário Raposo da câmara, permanecendo nesse cargo até outubro de 1935. Apresentou como única condição, para aceitar o encargo, ter como Secretário o seu auxiliar no comércio, Luiz Xavier da Costa, pessoa de toda sua confiança e que foi o braço direito para bem levar sua gestão a frente do governo da cidade de Macau. Faleceu em Natal, a 1º de janeiro de 1968.
Olá! Sou bisneto de José Fernandes de Oliveira, neto de Stella Fernandes Vilar (depois de desquitada de meu avô, voltou a utilizar Rodrigues Fernandes).
ResponderExcluirGostei muito da referência que fizeram a ele. Gostaria de saber sobre o antigo casarão da família, como está e o que é feito dele! Será que existe alguma fotografia recente? A única que chegou às minhas mãos é bem antiga!
Grande abraço,
Gustavo Henrique Sales Vilar.
gugavilar@hotmail.com
Deve ser por ele e teu pai que começa minha genetica, gostaria de saber mais sobre a família Fernandes de Oliveira, gratidão.
ResponderExcluirSou Epitácio Fernandes de Oliveira Filho Neto do Coronel Zé Fernandes. Coronel de título comprado. Tive o prazer de conhecê-lo. O sobrado da família foi vendido por tia Safira para a empresa Cisne ( empresa de sal) atualmente foi desmontado o primeiro andar. O endereço era a Rua Augusto Severo conhecida também como Rua da Frente.
ResponderExcluir