BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 25 de maio de 2010

JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA


JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA, nasceu na cidade de Marmanguape-PB, nascido a 15 de fevereiro de 1874, filho de Manoel Fernandes de Oliveira e Maria Adelina de Carvalho. Casou-se em primeiras núpcias com Laura Rodrigues Ferreira, filha de Joaquim Rodrigues Ferreira e Ricardina Rodrigues Cavalcante, no dia 5 de setembro de 1903, na cidade de Macau-RN, e, em segundo casamento, com Verônica de Araújo Fernandes, filha de Manoel José Fernandes e Maria Rosalina de Araújo, no dia 10 de setembro de 1927. Teve sete filhos do primeiro matrimônio: Olívia Fernandes de Miranda, Alcindo Fernandes de Oliveira, Epitácio Fernandes de Oliveira, Safira Fernandes de Oliveira, Iracema Fernandes de Queiroz, Stela Rodrigues Fernandes, Geraldo Fernandes de Oliveira e, do segundo matrimônio, Aparício Fernandes de Oliveira e Maurício Fernandes de Oliveira.

Chegou a Macau no dia 10 de março de 1902, como comerciante ambulante, trazendo farinha de mandioca para vender, por via marítima. Depois se estabeleceu e definitivamente com Armazém de Estivas e Cereais. Progrediu e, devido ao seu conceito e honestidade, chegou a ser Agente do Rio Grande do Norte e do Banco do Brasil S.A. – Agência de Natal -, por oferecimento que ambos os estabelecimentos lhe fizeram. Também foi correspondente do Banco do Povo, de Recife. Ainda agenciou navios de cabotagem da Empresa J. Adonias & Cia., que explorou, por muito tempo, o serviço de cabotagem que fazia a linha do Pará com navios Cururupu e Turiassu. Aceitou, por oferecimento, e exerceu por muitos anos, as Agências da Texaco e Syandard Oli Company.

Em novembro0 de 1933 foi nomeado prefeito de Macau, pelo interventor Dr. Mário Raposo da câmara, permanecendo nesse cargo até outubro de 1935. Apresentou como única condição, para aceitar o encargo, ter como Secretário o seu auxiliar no comércio, Luiz Xavier da Costa, pessoa de toda sua confiança e que foi o braço direito para bem levar sua gestão a frente do governo da cidade de Macau. Faleceu em Natal, a 1º de janeiro de 1968.

3 comentários:

  1. Olá! Sou bisneto de José Fernandes de Oliveira, neto de Stella Fernandes Vilar (depois de desquitada de meu avô, voltou a utilizar Rodrigues Fernandes).
    Gostei muito da referência que fizeram a ele. Gostaria de saber sobre o antigo casarão da família, como está e o que é feito dele! Será que existe alguma fotografia recente? A única que chegou às minhas mãos é bem antiga!
    Grande abraço,

    Gustavo Henrique Sales Vilar.

    gugavilar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Deve ser por ele e teu pai que começa minha genetica, gostaria de saber mais sobre a família Fernandes de Oliveira, gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Sou Epitácio Fernandes de Oliveira Filho Neto do Coronel Zé Fernandes. Coronel de título comprado. Tive o prazer de conhecê-lo. O sobrado da família foi vendido por tia Safira para a empresa Cisne ( empresa de sal) atualmente foi desmontado o primeiro andar. O endereço era a Rua Augusto Severo conhecida também como Rua da Frente.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
COM 20 BLOGS E 1780 LINKS. EQUIPE:JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

MAPA DE MACAU

MAPA DE MACAU

LIONS CLUBE DE MACAU

LIONS CLUBE DE MACAU